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Multijogador em tempo real do Google Play Games: obter o ID do participante e armazená-lo em uma string ,c# ,Unity-game-engine ,google-play-games ,multijogador [RESOLVIDO]

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      Anderson Paraibano
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      O Google Play Games é uma plataforma popular para jogos em dispositivos móveis que oferece uma variedade de recursos para desenvolvedores. Entre esses recursos, o suporte a multiplayer em tempo real é altamente valorizado pelos criadores de jogos. Neste artigo, vamos explorar como obter o ID do participante em uma partida multiplayer e armazená-lo em uma string usando a linguagem de programação C# e o Unity Game Engine, juntamente com o Google Play Games.

      Introdução ao Multijogador em Tempo Real do Google Play Games
      O Google Play Games fornece uma API rica em recursos para adicionar suporte a jogos multiplayer em tempo real aos seus jogos mobile. Com essa API, os desenvolvedores podem criar partidas multiplayer para permitir que os jogadores joguem entre si em tempo real, seja cooperativamente ou competitivamente.

      Configuração do Projeto Unity
      Antes de começarmos a trabalhar com a API do Google Play Games, é necessário configurar o projeto Unity adequadamente. Aqui estão as etapas a serem seguidas:

      Certifique-se de ter o Unity Game Engine instalado em sua máquina.

      Crie um novo projeto Unity ou abra um projeto existente.

      Acesse a Unity Asset Store e importe o pacote “Google Play Games” para o seu projeto. Esse pacote fornecerá as bibliotecas necessárias para trabalhar com a API do Google Play Games.

      Configure as configurações do projeto para Android. Certifique-se de ter selecionado “Android” como a plataforma de destino nas configurações do projeto.

      Faça o download e instale o SDK do Android em sua máquina.

      No Unity, vá para “Edit” -> “Preferences” -> “External Tools” e insira o caminho para o SDK do Android recém-instalado.

      Vá para “File” -> “Build Settings” e altere a plataforma para Android.

      Configure as configurações do jogador Android. Certifique-se de ter definido o pacote de identificador do aplicativo para o pacote de identificador do seu jogo.

      Crie uma chave de assinatura SHA-1 para o projeto Unity e faça o upload dela no Console do Desenvolvedor do Google Play Games. Isso é necessário para autenticar seu aplicativo com o serviço do Google Play Games.

      Agora, seu projeto Unity está configurado corretamente para usar o Google Play Games.

      Obtendo o ID do Participante e Armazenando-o em uma String
      Para obter o ID do participante em uma partida multiplayer e armazená-lo em uma string, precisamos escrever um código em C# que interaja com a API do Google Play Games. Aqui está um exemplo básico de como fazer isso:

      csharp
      Copy code
      using GooglePlayGames;
      using GooglePlayGames.BasicApi.Multiplayer;
      using UnityEngine;

      public class MultiplayerManager : MonoBehaviour
      {
      private string participantId;

      private void Start()
      {
      PlayGamesPlatform.Activate();
      SignIn();
      }

      private void SignIn()
      {
      Social.localUser.Authenticate((bool success) =>
      {
      if (success)
      {
      participantId = PlayGamesPlatform.Instance.RealTime.GetSelf().ParticipantId;
      Debug.Log(“Participant ID: ” + participantId);
      }
      else
      {
      Debug.LogError(“Failed to authenticate with Google Play Games.”);
      }
      });
      }
      }
      Neste exemplo, primeiro ativamos a plataforma Play Games usando PlayGamesPlatform.Activate(). Em seguida, chamamos a função SignIn() para autenticar o jogador local com o Google Play Games.

      Dentro da função SignIn(), usamos Social.localUser.Authenticate() para autenticar o jogador. Se a autenticação for bem-sucedida, obtemos o ID do participante usando PlayGamesPlatform.Instance.RealTime.GetSelf().ParticipantId e o armazenamos na variável participantId.

      Finalmente, podemos usar o ID do participante como desejado, como por exemplo, enviá-lo para um servidor para fins de identificação ou para outras operações relacionadas ao multiplayer em tempo real.

      Conclusão
      Adicionar suporte a multiplayer em tempo real aos jogos mobile é uma ótima maneira de aumentar a interatividade e a diversão para os jogadores. Com a API do Google Play Games e as ferramentas disponíveis no Unity Game Engine, desenvolvedores têm a capacidade de criar experiências multiplayer envolventes.

      Neste artigo, exploramos como obter o ID do participante em uma partida multiplayer e armazená-lo em uma string usando C#, o Unity Game Engine e o Google Play Games. Com esse ID, os desenvolvedores podem realizar várias operações, como identificar jogadores ou enviar informações relacionadas ao multiplayer.

      Agora que você tem uma compreensão básica de como obter o ID do participante em um jogo multiplayer em tempo real, você pode começar a explorar e implementar recursos mais avançados oferecidos pelo Google Play Games para melhorar a experiência do jogador em seus jogos mobile.

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